quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sobre os alimentos...

Uso de aditivos alimentares - os aditivos são substâncias legalmente permitidas que melhoram o aspecto, realçam a cor, a qualidade e o sabor dos alimentos, no entanto a maioria tem consequências nefastas na saúde. A maior parte dos aditivos é designada por um código E seguido de um número de três algarismos. Podem ser naturais ou artificiais e geralmente não têm qualquer valor nutritivo. Ao comprarem-se produtos industrializados devem-se escolher os que contêm menos aditivos e procurar não os ingerir muitas vezes por dia. Os aditivos alimentares são classificados em:

Corantes designados de E100 a E199, são substâncias capazes de dar cor sendo também utilizados para melhorar o paladar, textura e consistência dos alimentos. São empregues na confecção de bolos e outros produtos de confeitaria. Os mais duvidosos para a saúde são: E100 (amarelo), E102(amarelo), E104(amarelo), E110(laranja), E122(vermelho), E123(vermelho), E124(vermelho), E127(vermelho), E131(azul), E142(verde), E151(negro), E162(vermelho), E 163(azul, violeta, vermelho).Podem provocar reacções alérgicas e os seus efeitos a longo prazo ainda não são bem conhecidos.

Conservantes designados de E200 a E299 são utilizados para conservar os alimentos durante mais tempo evitando o desenvolvimento de microorganismos. Os conservantes comuns incluem nitratos e sulfitos. São utilizados em charcutaria, conserva de carne, pastas de fígado, camarões cozidos, queijos, confeitaria, pastilhas elásticas, patês, cerveja, salsichas, gomas e gelatinas. Podem causar problemas respiratórios em asmáticos, sendo-lhe também atribuídos efeitos cancerígenos. Os mais duvidosos vão do E249 ao E252. O E280 e o E281 são utilizados para combater os bolores e utilizam-se em certos tipos de pão.

Antioxidantes designados de E300 a E399 têm por efeito retardar a degradação natural dos alimentos e a sua oxidação. Podem provocar problemas de pele e dificuldades respiratórias. São utilizados nos leites em pó, gomas, molhos, sopas, flocos de batata, pastilha elástica. Um bom antioxidante natural é o ácido cítrico que se encontra no sumo de laranja, limão etc. (citrinos). Se se adicionar sumo de limão às saladas de frutas estas não escurecem.

Espessantes, gelificantes, emulsionantes designados de E400 a E499 aumentam a consistência dos alimentos e encontram-se nos produtos à base de carne como hamburgers, salsichas, patês. Podem provocar alergias e perturbações gastrintestinais. Os mais duvidosos são: E406 ao E413, E420 e E421.

Edulcorantes são substâncias que substituem os açúcares como adoçantes dos alimentos. Utilizam-se nos refrigerantes, sumos e medicamentos; utilizam-se em alimentos de baixo valor calórico e para diabéticos. A sacarina é um edulcorante permitido e corresponde ao E954.

Aromatizantes modificam ou reforçam o sabor dos alimentos. Podem ser naturais ou sintéticos. Surgem nas pizzas, refeições congeladas...



Sem comentários: