domingo, 8 de fevereiro de 2009

Alergia na Criança

Alergia na Criança
O que provoca mais alergias nas crianças?
Na criança as principais manifestações da alergia variam com a idade, bem como os alergénios envolvidos. Os sinais de alergia podem aparecer logo no primeiro ano de vida, sob a forma de eczema atópico, muitas vezes relacionado com a sensibilização (produção de IgE) a alimentos que foram introduzidos precocemente na alimentação do bebé – leite de vaca, ovo, peixe e trigo. A persistência dessa sensibilização pode conduzir ao aparecimento de alergias respiratórias (asma e rinite). Estas surgem muitas vezes pelos 2 anos, sob a forma de dificuldade em respirar, tosse e pieira, muitas vezes nocturna, sintomas típicos da asma e que frequentemente se associa à sensibilização a alergénios domésticos, particularmente os ácaros – criaturas microscópicas, ainda aparentadas com as aranhas, e que existem em quantidades elevadas nas nossas casas, sobretudo nos quartos e nas camas.

A rinite alérgica aparece pelos 3 anos, muitas vezes provocada por ácaros, mas também por grãos de pólen das ervas daninhas e outras plantas, que surgem aos milhões no ar nos meses de primavera. A alergia ao pêlo de animais (gato, cão, coelho ou outros roedores) está associada ao contacto precoce das crianças com estes animais domésticos, logo nos primeiros anos de vida.


Como prevenir as alergias das crianças?
A alergia e a asma tendem a ocorrer com mais frequência em certas famílias.

Apesar de não haver uma atitude única para prevenir as alergias, há algumas medidas que os pais com doença alérgica (pessoal ou familiar), poderão adoptar para atrasar ou diminuir o aparecimento de alergias nos seus filhos:

  1. Adiar a introdução dos alimentos mais alergénicos na alimentação do bebé – leite de vaca, trigo, ovo, peixe e citrinos; o leite materno exclusivo deve ser mantido pelo menos quatro a seis meses, pois reforçará também o Sistema Imunológico do bebé.

  2. Evitar a acumulação de ácaros no quarto da criança – utilizando mobiliário simples e roupa de cama facilmente lavável em água quente, evitando alcatifas, tapetes e reposteiros pesados, peluches e muitos brinquedos acumulados no quarto e nas camas, e reduzindo a humidade relativa do quarto abaixo do 50%.

  3. Nos primeiros anos de vida, evitar ter animais domésticos dentro de casa, particularmente aqueles que largam mais pêlo: precisamente o gato e o cão!

  4. Evitar o fumo do tabaco - durante a gravidez ele aumenta o risco de asma nos filhos de mães fumadoras. Igualmente, a exposição passiva ao fumo de tabaco dentro de casa, aumenta o risco de asma e outras doenças respiratórias nas crianças.
http://www.spaic.pt/textos/?imr=9&imc=46n54n

Sem comentários: