domingo, 18 de janeiro de 2009

Alergias alimentares nas crianças

Alergias alimentares nas crianças
Pais alérgicos podem ter filhos alérgicos.
Estima-se que 5 a 10% das crianças sofram de alergia a um ou mais alimentos. O leite e os ovos aparecem nos primeiros lugares na lista das alergias mais frequentes nas crianças. Mas não são os únicos, sobretudo se contarmos com a grande variedade de aditivos presentes na composição dos alimentos.

Se ambos os pais forem alérgicos, a criança tem entre 60 e 80% de probabilidade de vir a desenvolver alergias. O facto de a criança apresentar risco não significa, forçosamente, que irá desenvolver a alergia e, se tal suceder, pode não ser a mesma dos pais. A prevenção é, pois, a melhor arma de combate às alergias.

Principais alergias alimentares:

Leite 46 %
Ovos 29 %
Peixe 7 %
Cereais 6 %
Amendoins 4 %

(Fonte: Revista Portuguesa de Imunoalergologia, de Outubro de 1999.)

Dos 0 aos 4 meses

* A alergia ao leite materno, embora muito rara, é possível. A alergia ao leite de vaca, essa, é muito frequente e fácil de diagnosticar. O tratamento passa por eliminar todos os produtos lácteos, substituindo-os por leite especial (hidrolizado de proteínas). Nalguns casos, a alergia desaparece entre os 18 meses e os 3 anos.

A partir dos 4 meses

* O ovo é a causa mais frequente de alergias em crianças com menos de 3 anos. A solução passa por eliminar todos os alimentos que contenham ovo. Em metade das crianças, é possível reintroduzir o ovo a partir dos 3 anos.
* O peixe é outro alimento responsável por alergias. As pessoas que lhe são alérgicas, além de não poderem consumi-lo, devem evitar a inalação dos seus vapores, quando está a ser cozinhado. Geralmente, esta alergia não desaparece com o tempo.
* O amendoim é a quinta causa de alergias nas crianças portuguesas. Só existe um tratamento possível para os alérgicos: eliminá-lo tanto da alimentação como dos óleos, dos champôs, dos cremes para a pele, etc.

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/crianca/ver.html?id=759919

Sem comentários: