quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Leilão de Arte com Fins Solidários | Perve Galeria | 31 de Janeiro | 18h



Após 3 meses de realização intensa, com a participação de mais de 90 artistas provenientes de 27 países, de áreas que vão da pintura à escultura, multimédia, instalação, teatro, dança, performance, literatura e poesia, passando pelo vídeo, música e interactividade, chega ao fim o 2º Encontro de Arte Global, Sábado, dia 31 de Janeiro, com a realização de um Leilão que junta a Solidariedade à Arte, com receitas a reverterem para constituição de uma Associação de Apoio a Doentes Alérgicos, numa afirmação de que a arte para ser global deve procurar ser também socialmente interventiva, agindo por forma a que os sistemas sejam mais equilibrados.

Por essa razão, a constituição de uma Associação que apoia as crianças que sofrem de alergia, algo que, infelizmente, se vem tornando um fenómeno ocidental generalizado e preocupante, sabendo-se como essas crianças são dotadas de capacidade/sensibilidade artística superior à média (segundo indicações e estudos que o evidenciam) e perante a ausência de quaisquer instituições nacionais que, de forma independente, apoiem estes doentes, o Colectivo Multimédia Perve, que organiza o 2º Encontro de Arte Global, resolveu levar a cabo este Leilão, que tem lugar na Perve Galeria em Alfama, no dia 31 a partir das 18h. São disponibilizadas obras de autores tais como Bual, Cesariny, Cruzeiro Seixas, Malangatana, Shikhani, Manuel Figueira, entre muitos outros. As imagens das obras estarão disponíveis a partir de dia 29 no site e as obras podem ser vistas a partir do mesmo dia na Perve Galeria.

http://www.pervegaleria.eu



Notícias:

Artes: Leilão de obras de arte contemporânea na Perve Galeria encerra 2º encontro de arte global

Perve Galeria promove leilão solidário

domingo, 18 de janeiro de 2009

Terapia Nutricional Em Paciente Com Alergia Alimentar - Relato de Caso

Terapia Nutricional Em Paciente Com Alergia Alimentar - Relato de Caso

Hipersensibilidade Alimentar

Hipersensibilidade Alimentar

Os diversos espectros da alergia ao leite de vaca

Os diversos espectros da alergia ao leite de vaca

Alergia a proteínas do leite de vaca altamente hidrolisadas em lactentes

Alergia a proteínas do leite de vaca altamente hidrolisadas em lactentes

Abordagem laboratorial no diagnóstico da alergia alimentar

Abordagem laboratorial no diagnóstico da alergia alimentar

Conhecimento de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento da alergia ao leite de vaca no lactente

Conhecimento de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento da alergia ao leite de vaca no lactente

Alergia Alimentar Em Criancas

RPI 1999-7-167 Alergia Alimentar Em Criancas

Intolerancias Alimentares

Intolerancias Alimentares
Intolerancias Alimentares
Cancel Spinner_small

Alergias alimentares nas crianças

Alergias alimentares nas crianças
Pais alérgicos podem ter filhos alérgicos.
Estima-se que 5 a 10% das crianças sofram de alergia a um ou mais alimentos. O leite e os ovos aparecem nos primeiros lugares na lista das alergias mais frequentes nas crianças. Mas não são os únicos, sobretudo se contarmos com a grande variedade de aditivos presentes na composição dos alimentos.

Se ambos os pais forem alérgicos, a criança tem entre 60 e 80% de probabilidade de vir a desenvolver alergias. O facto de a criança apresentar risco não significa, forçosamente, que irá desenvolver a alergia e, se tal suceder, pode não ser a mesma dos pais. A prevenção é, pois, a melhor arma de combate às alergias.

Principais alergias alimentares:

Leite 46 %
Ovos 29 %
Peixe 7 %
Cereais 6 %
Amendoins 4 %

(Fonte: Revista Portuguesa de Imunoalergologia, de Outubro de 1999.)

Dos 0 aos 4 meses

* A alergia ao leite materno, embora muito rara, é possível. A alergia ao leite de vaca, essa, é muito frequente e fácil de diagnosticar. O tratamento passa por eliminar todos os produtos lácteos, substituindo-os por leite especial (hidrolizado de proteínas). Nalguns casos, a alergia desaparece entre os 18 meses e os 3 anos.

A partir dos 4 meses

* O ovo é a causa mais frequente de alergias em crianças com menos de 3 anos. A solução passa por eliminar todos os alimentos que contenham ovo. Em metade das crianças, é possível reintroduzir o ovo a partir dos 3 anos.
* O peixe é outro alimento responsável por alergias. As pessoas que lhe são alérgicas, além de não poderem consumi-lo, devem evitar a inalação dos seus vapores, quando está a ser cozinhado. Geralmente, esta alergia não desaparece com o tempo.
* O amendoim é a quinta causa de alergias nas crianças portuguesas. Só existe um tratamento possível para os alérgicos: eliminá-lo tanto da alimentação como dos óleos, dos champôs, dos cremes para a pele, etc.

Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/crianca/ver.html?id=759919